04 Benefícios da Vitamina C Para o organismo

Quando se fala em vitamina C, o que vem a cabeça da maioria das pessoas é “remédio para a gripe”. Isso não deixa de estar certo, a vitamina C não é uma substância mágica que evita resfriados, mas sim, um auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico do corpo, o real responsável pelo combate a gripe.

A vitamina C é facilmente adquirida através da alimentação, ou pela ingestão de suplementos vitamínicos, e sua ausência pode causar uma doença com possibilidades de ser fatal: o escorbuto.

O que muitos não sabem, é que além de conter a função para o sistema imunológico, a vitamina C, presente nos alimentos cítricos, tem várias outras funções. Listamos 04 funções fundamentais da vitamina C para o organismo:

vitamina-c-beneficios-medworld

Foto: reprodução/ Vem com Elas

1 – Saúde Ocular

O principal ataque sofrido pelos olhos é de radicais livres, devido a sua constante exposição à luz. Nesse sentido, eles são especialmente protegidos pela vitamina C, que reage com esses radicais livres e protege os olhos da oxidação, evitando doenças como a catarata.

2 – Combate ao estresse

Ela tem a capacidade de diminuir os efeitos do cortisol, um hormônio estimulado quando estamos sob uma situação de estresse. É claro que ela não é capaz de evitar o estresse de forma permanente, mas suas consequências negativas podem ser bastante reduzidas através de uma boa dose da vitamina.

3 –Regulariza o metabolismo

Através da melhoria na absorção do ferro, ela tem uma importante função na regulação do metabolismo. Com isso, ela beneficia pacientes com anemia e diabéticos.

4 – Ganho de massa muscular

A vitamina C, em proporções ideais, auxilia no aumento e na recuperação muscular, pois seu potencial antioxidante reage com os radicais livres liberados após uma intensa carga de exercícios físicos.

Entretanto, é preciso ter cuidado. Altos níveis dessa vitamina, obtidos através de suplementos, podem surtir um efeito contrário, reduzindo a capacidade dos atletas de se recuperarem de suas atividades.

A Medworld indica a obtenção dessa, e de todas as vitaminas, através da alimentação saudável, evitando overdoses causadas pelo abuso de suplementos. Melhore seu desempenho sem perder a qualidade de vida.

compartilhe
Tags: , , , .