Aprenda para que servem os diuréticos

O efeito diurético é uma consequência de diversos alimentos, principalmente algumas frutas específicas. Muitas pessoas acham que isso uma vantagem, mas você sabe exatamente o que significa? Se não, hoje vai descobrir.

Chamamos de diurese o efeito desses alimentos. Ela tem basicamente duas funções: a primeira seria a de evitar a retenção líquida, e a segunda é eliminar do organismo alguma substância que possa ser dissolvida em líquida. Diuréticos naturais e também produtos manipulados costumam ter esse efeito regulador.

Alimentos diuréticos - Medworld

Evitar a retenção líquida, que causa inchaço, é a principal utilidade dos diuréticos. Algumas complicações de saúde mais sérias também estão relacionadas à retenção: pressão arterial, doenças renais, doenças hepáticas, problemas na tireoide, entre outros.

Quando um tratamento é feito para controlar essas complicações, o uso ministrado de medicamentos diuréticos manipulados costuma ser uma opção. No entanto, alimentos naturais com efeito diurético também contribuem para evitar esses problemas.

Controlando o peso com diuréticos

Atletas, fisiculturistas, profissionais que participam de competições esportivas, modelos e outras pessoas costumam fazer uso de produtos diuréticos para interromper a retenção hídrica e, assim, não adquirir esse “peso desnecessário” dos líquidos – o famoso inchaço.

É importante lembrar que essas pessoas também realizam um uso temporário dessas substâncias, geralmente apenas em períodos mais importantes, como épocas de competições. Usar diuréticos, principalmente manipulados, de forma indiscriminada pode levar à desidratação e a sérios problemas a partir daí.

Onde encontrar naturalmente

Evitar retenção líquida e eliminar toxinas são as vantagens principais dos diuréticos e por isso são tão importantes na rotina. Como alimentos diuréticos são super comuns, às vezes passam desapercebidos no dia a dia. No entanto, acredite, eles estão lá e fazendo você funcionar direitinho.

Suco de maça, melancia, tomate, chá verde, uvas, pepino, cenoura, aipo, couve, beterrabas e bananas são alguns diuréticos naturais que fazem parte das dietas de muitas pessoas. Invista neles!

O texto de hoje foi preparado para que você possa alimentar seu conhecimento sobre como levar uma vida saudável. A Medworld se preocupa com seu bem-estar e, por isso, estará sempre trazendo informações úteis para seu dia a dia. Continue nos acompanhando!

 

compartilhe
Tags: , .