Como espantar para longe as chances da ocorrência de um AVC
O post de hoje fala de um assunto um tanto sério, mas ele pode ajudar bastante gente no futuro. Muito ouvimos falar sobre os perigos do AVC, mas nem sempre é fácil achar informação sobre como ele acontece e, principalmente, o que fazer para evita-lo.
É aqui que entra o papel da Medworld, como uma empresa que está sempre preocupada com o bem-estar das pessoas. Vamos explicar aqui como ocorre o Acidente Vascular Cerebral, quais são os fatores de risco e o que fazer no caso de uma ocorrência.
Sabemos que este pode ser um assunto um pouco delicado para algumas pessoas, mas consideramos que a informação é uma das chaves para uma vida saudável. Então, vamos lá?
Como acontece
Como o próprio nome sugere, tudo acontece no cérebro. Resumidamente, o AVC ocorre quando há a interrupção do suprimento de sangue para uma área do cérebro – que pode acontecer via rompimento ou entupimento dos vasos sanguíneos.
Quando isso acontece, as células cerebrais, que precisam de oxigênio e glicose para sobreviver, acabam ficando sem seus combustíveis vitais. Você pode imaginar o tamanho do problema, não é?
Existem dois tipos diferentes de AVC, que têm causas distintas mas bastante similares: o AVC isquêmico e o hemorrágico. O primeiro tem a ver com o entupimento dos vasos sanguíneos na região cerebral, o que leva a um coágulo. O segundo se refere ao rompimento de um vaso sanguíneo, que leva a uma hemorragia na região do cérebro.
Como identificar que está acontecendo
Identificar em tempo hábil a ocorrência de um AVC pode ser literalmente vital. Como se trata da interrupção do suprimento de oxigênio e glicose para as células cerebrais, a própria vida dessas células depende de uma resposta rápida ao AVC.
Principais sintomas
São os principais indicativos da ocorrência de um AVC os seguintes sintomas:
- Fraqueza ou dormência repentinas e fortes em regiões como rosto, braço, perna ou de um lado do corpo;
- Formigamento no mesmo lado que está fraco ou dormente;
- Perda da visão ou escurecimento repentino em um ou ambos os olhos;
- Perda da fala e dificuldade para compreender as outras pessoas;
- Dor de cabeça súbita e forte, sem causa aparente;
- Vertigem, perda equilíbrio, combinados com sensação de náusea.
O especialista no assunto e neurologista Leandro Teles, que é também membro da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), afirma que um pequeno teste pode ser feito para confirmar a ocorrência de um AVC. Os passos são os seguintes:
- Pedir para a pessoa sorrir e observar a simetria do sorriso. Compare com uma foto, se necessário, ou com sua lembrança de como é o sorriso da pessoa;
- Peça para que levante ambos os braços e mantenha-os na mesma altura a frente do corpo, observando se ocorre a queda de um dos lados;
- Faça uma pergunta que você saiba a resposta e observe como ela é respondida, se há alteração na voz ou nos fatos.
Fatores que podem desencadear um AVC
Os fatores que podem evitar a ocorrência de um AVC têm a ver com levar uma vida mais saudável, se atentando aos hábitos alimentares e de vida. São os hábitos que evitam o problema:
- Atentar ao consumo de sal, gorduras e álcool, não ultrapassando o que é considerado saudável;
- Focar no consumo de alimentos saudáveis, como frutas e verduras, mantendo uma dieta balanceada e que atenda às necessidades nutricionais;
- Realizar atividade física regularmente, procurando manter o IMC entre 20 e 25;
- Prevenir e tratar complicações como hipertensão e doenças cardiovasculares;
- Realizar exames médicos regularmente;
- Tratar possíveis doenças ligadas ao consumo de lipídios e outras moléculas de gordura.
Como falamos lá no início do texto, a Medworld preza sempre pelo bem-estar e saúde de todos os seus parceiros. Levamos esse compromisso para o desenvolvimento de nossos produtos, que visam oferecer conforto nos momentos mais necessários.
Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de informações que contribuem para uma vida mais saudável!
Com informações de BioSom.