Como evitar alergias respiratórias

Nós finalmente chegamos no Outono, a estação marcada pela transição do verão para o inverno, onde as folhas caem – assim como a temperatura. Em grande parte do Brasil já dá para sentir o calor se amenizando e o frio dando as caras eventualmente, e esse clima indeciso é sinônimo de rinite, sinusite e outros incômodos nas vias respiratórias para muita gente. Mas não se preocupe, pois existem maneiras de se evitar alergias respiratórias tomando alguns cuidados. Vamos falar sobre alguns dos mais importantes.

 

Foto: reprodução

Foto: reprodução

 

 

Deixe a casa limpa

Como a maioria dos casos de crises de alergias são causadas por poeira e outras partículas que incomodam o trato respiratório, é essencial que se mantenha a casa e os ambientes de convívio bem limpos. Também é bom evitar bichos de pelúcia, tapetes e outros objetos que tendem a acumular muito pó e ácaros. Ter esses cuidados mais minuciosamente nos quartos é de extrema importância, pois tendemos a passar muito mais tempo por lá durante as horas de sono.

 

Procure ar fresco

Outro fator que influencia bastante na hora de evitar alergias respiratórias é a ventilação da casa. Um ambiente com mais ventilação tende a oferecer menos riscos para se desenvolver crises alérgicas. Além disso, é melhor evitar fumaças de cigarro, mofo e odores muito fortes – até mesmo de perfumes e desodorantes -, pois podem irritar o nariz.

 

Cuide da saúde

A melhor maneira de prevenir contra qualquer complicação é ter uma boa saúde, com alimentação diversificada, regrada e um cotidiano com exercícios físicos regulares. Beber muita água também pode ser uma ótima ajuda para evitar alergias respiratórias, assim como evitar o estresse e outras irritações cotidianas – para deixar o sistema imunológico mais resistente.

 

Tomando os cuidados certos, essas crises alérgicas tão recorrentes podem com certeza não ser mais um problema toda vez que o clima ameaça mudar.

 

Fontes: Minha Vida, Minha Vida, Gazeta do Povo.

compartilhe
Tags: , , , .