Sala de Espera: Saiba o que fazer para agradar o usuário

A Sala de Espera de um hospital ou clínica tem um potencial enorme para definir como será a experiência do usuário. Isto é, se o tempo na sala de espera for longo demais, a chance de o paciente reclamar do atendimento é altíssima; por outro lado, se tudo ocorrer dentro do previsto, a probabilidade de reclamações diminui drasticamente.

 

O problema central é que toda Sala de Espera pode ser algo problemático, porque quase ninguém tem paciência para aguardar e são inúmeras as variáveis que podem fazer com que o tempo de espera seja maior do que o esperado.

 

Portanto, a questão central é como tornar as salas de espera mais agradáveis, para que, caso o usuário precise ficar mais tempo, a experiência seja a mais confortável possível.

 

1. Gestão de Sala de Espera

 

Essa gestão começa quando as consultas são agendadas. Procure dispor de uma ferramenta que ajude a equalizar o número de usuários e a capacidade de atendimento do seu hospital/clínica.

 

Também será crucial distribuir de forma responsável a quantidade de usuários que frequentam a sua clínica, para que a sala de espera nunca fique sobrecarregada.  Além disso, essa gestão possibilitará reduzir o tempo que o paciente aguarda, um grande fator de reclamação por parte dos usuários.

 

Além disso, é fundamental informar o tempo médio de esperar e fornecer alguma forma para mensurar esse tempo. Uma alternativa (principalmente se for um hospital) é um guichê de senhas; isso permitirá que os visitantes estejam cientes da quantidade de tempo que falta para eles serem atendidos.

 

2. Conforto

 

Por mais básico que pareça, muitas queixas recebidas pelos espaços hospitalares estão relacionadas ao conforto, em especial, com a falta de limpeza e a decoração.

 

Nesse sentido, é fundamental ter cadeiras suficientes para que ninguém precise ficar de pé enquanto espera ser chamado. Ainda mais, procure equacionar o número médio de pacientes com o número de cadeiras. Isso evitará o desconforto de pessoas em pé esperando serem chamadas.

 

Uma decoração de bom gosto também ajuda a manter o ambiente acolhedor. Por isso, procure móveis confortáveis, um bom papel de parede e enfeites que possam deixar o local mais aconchegante.

 

Disponibilizar para o uso itens como televisão, revistas e acesso WiFi, pode entreter os pacientes por algum tempo. Do mesmo modo, oferecer água, café, chá e biscoitos também contribui para manter os usuários acomodados.

 

 3. Uma equipe capacitada de recepcionistas 

 

Por melhores que sejam os médicos da sua clínica ou hospital, quem irá fornecer a primeira impressão serão os recepcionistas. Logo, de pouco adiantará ter um quadro médico perfeito, se os recepcionistas forem pouco capacitados. Isso porque eles possuem total poder de conduzir os primeiros momentos do usuário.

 

Assim, se algum imprevisto acontecer, é essencial ter recepcionistas habilitados para trazerem soluções. Em resumo, é necessário ter uma equipe cordial e com empatia suficiente para gerir qualquer descompasso. Isso só é possível se a equipe for devidamente treinada para atuar com uma Sala de Espera.

 

 

4. Invista numa boa Sala de Espera

 

E para deixar ainda mais agradável a experiência na sua Sala de Espera, um ponto muito importante é a qualidade dos móveis disponíveis ao usuário! Além de confortáveis, os móveis precisam transmitir qualidade e valor. Dessa forma, sua clínica transmite seriedade e comprometimento com o bem-estar dos pacientes.

 

Na Medworld, você encontra móveis e cadeiras adequadas para sua sala de espera. Para conhecer mais os nossos produtos, clique no link a seguir e confira as opções em nosso catálogo.

 

https://medworld.com.br/catalogos/

compartilhe
Tags: , , , , .