Entenda as diferenças entre gripe e resfriado
Resfriado x gripe
Com o avanço da vacinação contra o coronavírus, centenas de pessoas voltaram às suas rotinas e, aproveitando o momento, consideram a flexibilização do uso das máscaras uma grande vitória, sinalizando o fim da pandemia.
Entretanto, na mesma medida em que voltamos à normalidade, também vamos de encontro a velhos conhecidos como as gripes e resfriados, doenças respiratórias de menor potencial de risco.
Antes de entrar em desespero em dúvida se aquele espirro é um sintoma de covid-19, saiba as principais diferenças entre gripe e resfriado. Acompanhe!
O que é gripe?
A gripe é uma infecção do sistema respiratório causado pelo vírus da Influenza, que pode ser do tipo A ou B.
Seus sintomas aparecem de forma repentina e incluem febre, vermelhidão no rosto, dores no corpo, cansaço e muito mal-estar. Entre o segundo e o quarto dia, os sintomas do corpo diminuem enquanto os problemas respiratórios crescem, manifestando-se, principalmente, a tosse seca.
A gripe é mais duradoura, e seus sintomas costumam ser mais fortes e durar em um período de 7 a 10 dias.
O que é resfriado?
Com sintomas mais brandos, o resfriado também é uma infecção respiratória viral causada por dezenas de vírus diferentes, em especial o Rinovírus, Adenovírus e Parainfluenza.
Diferente da gripe, nos resfriados a febre não costuma aparecer, com exceção de crianças pequenas. No entanto, o paciente resfriado tem muita coriza, tosse e espirros, mas com um pouco mais de disposição.
Cuidados
A melhor forma de evitar essas infecções é através da prevenção e pequenas atitudes do dia a dia podem fazer toda a diferença, como
- Ventilar ambientes
- Lavar bem as mãos
- Não compartilhar objetos de uso pessoal
- Evitar o contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença
- Ao tossir ou respirar, usar lenço de papel, ou na ausência dele, cobrir o nariz com a área interna entre o braço e o antebraço, onde fica o cotovelo.
Quando devo ir ao médico?
Antes de decidir procurar ajuda especializada, é preciso observar os sintomas e a intensidade do quadro. Tanto resfriado quanto gripe tem a tendência de diminuir em poucos dias, mas, se passado três dias os sintomas persistem e pioram, procure o seu médico.
Lembre-se que os sintomas da gripe e resfriado são os mesmos de doenças mais graves como zika, dengue e, claro, a covid-19. Por isso, fique atento à febres acima dos 40ºC, dores pelo corpo, suor, manchas e catarro.
Prevenção
Além dos cuidados preventivos que citamos acima, é importante manter as vacinas em dia. Lembre-se de todo ano receber uma nova dose da vacina da gripe, cuja composição é alterada de acordo com o tipo de vírus mais provável de se disseminar. A vacina previne aproximadamente 70-90% dos casos de gripe, mas não protege contra outras infecções respiratórias como o resfriado.
Sendo assim, mantenha a higiene em dia, as vacinas atualizadas e os ambientes ventilados e limpos, e não esqueça de caprichar na alimentação e no consumo de água para passar pelos dias frios de forma tranquila e saudável.