Nós ainda estamos no início da primavera e os dias quentes já estão dando a cara em boa parte do país, assinalando que teremos dias de verão de muito calor. Apesar da estação permitir mais liberdade e diversão, não devemos esquecer dos cuidados com o corpo.

Quando se fala em dias quentes, um dos principais cuidados que devemos nos lembrar é da hidratação! Beber água é muito importante, é verdade, mas não é a única forma de cuidar do corpo em temperaturas altas. Por isso, hoje vamos falar um pouquinho mais sobre alimentação leve para os dias quentes. 

Vamos lá?

Dicas de alimentação leve para dias quentes

Dê o que seu corpo pede

Com a mudança de estação é comum que a nossa rotina alimentar também mude, quase de forma automática. Mas isso não acontece por acaso e nós vamos explicar! O que se dá é uma adaptação do metabolismo do corpo humano para se adequar ao ambiente em que está inserido. 

No inverno e dias frios o corpo exige uma maior quantidade de calorias, que irá auxiliar na manutenção da temperatura corporal, afinal, o corpo gastará mais energia para se manter aquecido. 

Já nos dias e estações mais quentes ocorre o oposto, o corpo já não tem a necessidade de consumir grandes volumes de alimentos calóricos e nós passamos a considerar mais os pratos leves. 

Por isso, ao ingerir alimentos pesados e muito calóricos em dias quentes, o corpo precisa aumentar o volume de sangue direcionado para o aparelho digestivo, como uma forma de acelerar a digestão do que foi consumido. Esse processo diminui a circulação de sangue nas demais áreas do corpo, o que pode causar:

  • Sensação de mal estar
  • Cansaço
  • Sonolência 

Entre outros 

Então a dica é sempre se alimentar de acordo com o que o seu corpo pede, que por sua vez estará adaptado à temperatura ou estação do ano. 

Bebidas? Saiba consumir o que é necessário

Como dissemos no início desse conteúdo, cada vez mais nós estamos compreendendo a importância da hidratação nos dias quentes. Mas será que estamos consumindo líquidos da maneira correta?

Nos dias quentes é normal que o corpo sofra mais com a perda de líquidos, o suor é um bom exemplo disso. Por isso, é de extrema importância repor tudo o que o corpo perde. Mas não são todos os líquidos que se fazem interessantes para o corpo. 

Por isso, nos dias de verão, prefira optar por:

  • Água 
  • Sucos naturais 
  • Chás gelados 

Essas são as bebidas com maior potência para repor o que o corpo pede em questão de hidratação. 

Em uma praia, por exemplo, consumir bebida alcóolica pode ser convidativo, entretanto é preciso ter cuidado. Apesar de líquido, o álcool é uma bebida diurética, o que pode acelerar a perda de líquidos. 

Quais os alimentos leves mais indicados para os dias quentes?

Às vezes pode ser difícil deixar o hábito de comer alimentos pesados ou não se sentir atraído por alguma massa, por exemplo. Mas basta você compreender o que seu corpo pede, como dissemos acima, que será mais fácil mudar os hábitos alimentares no verão e consequentemente observar um grande bem estar ao consumir alimentos leves. 

Por isso, vamos deixar aqui algumas sugestões do que ingerir nos dias quentes:

  • Aposte nas saladas e prefira acompanhamento com molhos leves;
  • Dê preferência aos tipos de carnes magras, como o peito de frango, por exemplo;
  • Abuse das vitaminas de frutas, leite e iogurte;
  • Consuma bastante fruta e sucos de frutas natural;
  • Prefira ingerir legumes crus ou refogados.

E aí, gostou das nossas dicas de alimentação leve nos dias quentes? Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos sobre a saúde.