Cuidar da saúde durante o isolamento social pode ver um verdadeiro desafio! Além de toda a insegurança e incerteza que a pandemia provocou nos lares das famílias brasileiras, outro problema também vem sendo apontado por boa parte da população: a saúde!

Sabemos que no período de isolamento social muitas empresas estão trabalhando no formato de home office, muitos trabalhadores perderam suas posições e isso aumentou o tempo em casa, ao mesmo tempo em que as orientações para não sair, senão quando necessário, fez com que as pessoas deixassem de lado hábitos saudáveis.

Por isso, nosso conteúdo de hoje traz algumas dicas de como manter a saúde durante o isolamento social. Vamos lá?

Cuidando da saúde na quarentena

Faça exercícios regularmente

Isolamento social não é sinônimo de sedentarismo! De acordo com um estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que praticamente a metade da população brasileira seja sedentária e isso pode levar a sérios problemas de saúde, como o surgimento de doenças crônicas não transmissíveis. O que acha de ajudar a mudar essa estatística?

A prática regular de atividade física pode gerar diversos benefícios, melhorando não somente a saúde corporal, mas também a mental, proporcionando a melhora do condicionamento muscular e cardiorrespiratório, a qualidade do sono e no tratamento de crises de ansiedade, estresse e depressão. Use aquele tempinho que você tem livre nessa quarentena para realizar atividades que melhore a sua qualidade de vida!

É indicado buscar a orientação de profissionais de educação física e neste momento, vários profissionais estão trabalhando de forma online, para auxiliar na prática de exercícios em domicílio. E lembre-se: um degrau de cada vez! Respeite o seu corpo e sua condição física, comece a se exercitar aos poucos, estando dentro das suas possibilidades.

Cuide da saúde mental

A pandemia nos pegou de forma inesperada, despertando o sentimento de ansiedade, preocupação, estresse e principalmente medo na maioria das pessoas. Isso ocorre principalmente pelo excesso de informações nos meios de comunicação. Manter-se informado por meio de fontes confiáveis é muito importante, mas que tal dar uma pausa?

Acalme-se, medite! A meditação é uma ótima forma de promover autoconhecimento e bem-estar, além de melhorar a qualidade do sono. A yoga também é uma opção de trabalhar a aspectos mentais e físicos.

Estabeleça uma rotina: procure manter-se ativo mantendo horário para a prática das suas atividades, seja com o home office ou atividades de vida diária.

Reinvente-se! Descubra novos passatempos, como atividades manuais, leituras e testando seu dom na cozinha. Se distraia com jogos, veja fotos antigas, relembre momentos em família, proporcionando um ambiente mais aconchegante e uma experiência positiva.

Alimente-se de forma saudável

Muita gente ainda comete o erro de esquecer a atenção com a alimentação na hora de cuidar da saúde. E nos tempos de isolamento social, isso ficou ainda mais evidente, né? Afinal, não é fácil ficar em casa sem cair na tentação de pedir um docinho ou então aquele fast food que você ama!

A dica não é eliminar tudo de uma vez da sua rotina de alimentação, mas talvez você possa começar a equilibrar um pouco mais os ingredientes e os pratos que você ama com o que realmente faz bem para a saúde.

Uma alimentação saudável não vai garantir apenas a manutenção ou redução do seu peso, mas também pode assegurar a boa imunidade do corpo, tão importante nesse período.

Fique à vontade para usar e abusar das frutas, verduras e legumes na alimentação do dia a dia. Existe uma prática conhecida como “dia do lixo” que talvez possa se encaixar na sua rotina, onde você escolhe apenas 1 dia na semana para comer o que desejar, enquanto nos outros dias segue rigorosamente a dieta saudável.

Mas lembre-se de que o ideal mesmo é uma consulta no nutricionista para garantir a alimentação balanceada que o seu corpo precisa. Ah! Não esqueça de incluir no mínimo 2 litros de água durante o dia, ok? é fundamental para a boa manutenção da saúde.

Gostou das nossas dicas de como manter a saúde durante o isolamento social? Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos sobre o universo hospitalar e da saúde. Fique à vontade para contribuir com suas sugestões e não esqueça de compartilhar com os amigos.