Primavera 2020: veja 4 dicas de cuidados com a saúde na estação

A primavera 2020 começou no dia 22 de setembro e, apesar de toda a beleza da estação, pode carregar consigo algumas dificuldades no que diz respeito à saúde. Os três meses da estação das flores e suas cores encanta, e para muitas pessoas é o período mais apreciado do ano, já que o calor não é excessivo e também não existe frio extremo.

Entretanto, mesmo nos dias de clima ameno é preciso alguns cuidados com a saúde, principalmente na primavera, estação em que o florescimento das árvores e plantas pode dar início ao grande processo de polinização, o que pode ser um transtorno para quem sofre com problemas respiratórios, por exemplo. 

Por isso, no conteúdo de hoje nós trouxemos algumas dicas de cuidado com a saúde durante a primavera. Vamos lá?

CUIDADOS COM A SAÚDE DURANTE A PRIMAVERA

Atenção com as roupas guardadas

Com a mudança de temperatura é normal que a forma como nos vestimos também precise se adaptar à nova condição climática. Saindo do inverno e dando início a dias mais quentes, as roupas mais pesadas vão voltando para o guarda-roupa e as mais leves e frescas voltam pra nossa rotina. 

São nesses momentos em que os cuidados são necessários, uma vez que as roupas guardadas a muito tempo podem acumular além de poeira, ácaros e fungos e despertar uma verdadeira crise alérgica. 

Por isso, lembre-se de lavá-las antes de utilizar! De preferência ao sabão neutro e não esqueça de colocar outros itens no sol, como almofadas, travesseiros, cobertores e mais. 

Dê preferência a ambientes ventilados

Como dissemos acima, os efeitos dos pólens das flores pode ser um incômodo para quem sofre com rinite ou algum outro tipo de alergia, mesmo dentro de casa. Por isso, permitir a entrada do sol e a circulação do ar no ambiente é fundamental para evitar qualquer problema relacionado a isso.

O sol é um dos principais responsáveis por eliminar ácaros e fungos, colaborando para que não haja rinite, coceira, alergia e até mesmo coriza. Principalmente no quarto, busque deixar o ambiente bem ventilado, uma vez que durante a noite é comum dormir com portas e janelas fechadas, por isso durante o dia deve-se deixar o local arejado. 

Não esqueça da hidratação

Muitas pessoas lembram do cuidado redobrado com a hidratação apenas no verão, já que os dias quentes são os maiores responsáveis pelos problemas relacionados a desidratação. Dentre os principais sintomas de desidratação podemos destacar:

  • Cãibras
  • Fadiga
  • Frequência cardíaca elevada
  • Tonturas ou vertigens
  • Náuseas e vômitos
  • Alterações visuais e auditivas

Entretanto, cabe lembrar que não apenas o sol oferece algum tipo de risco, mas também os ventos constantes, muito observados na primavera, que podem acima de tudo ressecar a pele. Por isso a hidratação na primavera é importante, para garantir o bem-estar da pele. Use cremes hidratantes e lembre-se de beber ao menos 2 litros de água por dia. 

Cuidado com a sensibilidade dos olhos

Você sabia que além dos problemas respiratórios as substâncias no ar também oferece risco aos olhos? Durante a primavera a temperatura aumenta e a umidade também, favorecendo o surgimento desses elementos prejudiciais ao organismo. 

Um dos problemas mais comuns na primavera é a conjuntivite, que causa um grande incômodo no globo ocular, além de vermelhidão, sensibilidade à luz e lacrimejamento. Um dos principais fatores que levam a conjuntivite é o contato das mãos com os olhos, por isso a higiene das mãos deve ser reforçada, ainda mais em tempos de coronavírus, né?

E aí, gostou das nossas dicas de saúde na primavera? A estação mais colorida do ano pode e deve ser aproveitada, mas sem esquecer dos cuidados básicos. Continue acompanhando nosso blog para mais dicas e conteúdos sobre o universo hospitalar e da saúde.

 

compartilhe
Tags: , , .