Veja como aumentar a imunidade para enfrentar o inverno

Mature cheerful loving couple family drinking juice eating corn flakesDurante o inverno, aumenta a incidência de doenças respiratórias como a gripe, por exemplo. A Organização Mundial de Saúde aponta que todos os anos, aproximadamente 3,5 milhões de pessoas ficam gripadas, outras 300 milhões sofrem com asma e 250 milhões de rinite alérgica. 

Como forma de prevenção é indispensável estar com as vacinas em dia, entretanto, tratamentos com vitaminas, aminoácidos e minerais são indicados como uma forma de reforçar a imunidade. Além disso, manter uma boa alimentação e fazer exercícios também são formas de fortalecer as defesas do corpo. 

Agora, quais alimentos são mais indicados? Quais atitudes do dia a dia podem ajudar a aumentar a imunidade para enfrentar o inverno? Se você deseja se preparar para a estação mais fria do ano, acompanhe essas dicas. Boa leitura!

 

Dicas para aumentar a imunidade

O potencial de mutação do vírus da gripe é grande e as vacinas são desenvolvidas, justamente, para enfrentar essas mudanças. Daí a importância de manter a vacinação em dia. 

Beba água. Mesmo que não seja tão fácil quanto no calor, a água hidrata o corpo e ajuda a eliminar toxinas. Falando em água, lave bem as mãos sempre que chegar em casa. Torne o uso de água, sabão e álcool em gel para lavar as mãos um hábito diário.

Durma bem. Ter um boa noite de sono faz com que o cérebro produza citocina, uma proteína que atua no combate a infecções. Uma dica simples é dormir com um pijama quente e usar cobertores para garantir que o frio não atrapalhe o seu momento de descanso. 

Está muito frio para se exercitar? Vai com frio mesmo! Isso porque a atividade física faz com que as células de defesa circulem melhor pelo corpo. Além disso, melhora a circulação e a entrega de oxigênio e nutrientes.

Os vírus têm dificuldade em permanecer no ar em ambientes úmidos. Por isso, tenha uma toalha molhada no cômodo, coloque um balde com água fervendo, tenha plantas em casa, use um umidificador ou ar eletrônico. Manter o ambiente limpo e arejado também atrapalha os vírus, então, é indicado manter as janelas abertas, seja em casa, no escritório ou na academia.

Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada. Dê preferência aos integrais, frutas e vegetais. Preparamos uma lista com dicas de comidas para aumentar a imunidade. Confira!

Alimentos que ajudam a aumentar a imunidade

Veja abaixo a lista de alimentos mais indicados para o aumento da imunidade. Também confira os principais benefícios e sugestões de uso para incluir esses itens no seu cardápio: 

  • Alho: Rico em aminoácidos. Pode ser utilizado como tempero. 
  • Carne vermelha: rica em zinco e ferro. Faça um combo da imunidade temperando com alho e cebola. 
  • Cebola: Ajuda na proteção contra oxidação. Pode ser usada como tempero e em saladas. 
  • Cenoura: Rica em Vitamina A. Uma delícia na salada, no purê, assada ou cozida. 
  • Cúrcuma: Anti-inflamatório e antioxidante. É um bom tempero, com gosto um pouco amargo. 
  • Frutas cítricas: Laranja, acerola, tangerina e limão têm Vitamina D e propriedades anti-inflamatórias. 
  • Gengibre: Anti-inflamatório. Pode ser usado como tempero, em sucos e saladas. 
  • Inhame: Tem Vitamina B. Dá para fazer um purê ou colocar na vitamina. 
  • Linhaça: Benefícios para o coração e intestino. É possível fazer pão, bolos, arroz e muito mais. 
  • Ovos: São uma boa fonte de proteína. 
  • Vegetais verde-escuro: Brócolis, couve, espinafre e rúcula. Vão bem na salada e no suco verde. 

Vitamina D

O fortalecimento dos ossos e articulações, além do aumento da imunidade, são benefícios trazidos pela Vitamina D.

Ela é produzida pela pele em contato com o sol. Porém, em períodos mais frios, principalmente nublados, o organismo não consegue produzir a quantidade de vitamina que o corpo necessita. Como ela é uma forte aliada da imunidade, é interessante procurar um profissional de saúde e entender se você precisa de reforço de Vitamina D.

Como você pôde ver, aumentar a imunidade é possível através de hábitos que também vão colaborar com a qualidade de vida de uma maneira geral.

Você está preparado para aumentar a sua imunidade?

 

 

 

 

 

compartilhe
Tags: , , , , .