Tudo sobre o autoteste de Covid!

Tudo o que você precisa saber sobre o autoteste de Covid

No início desse ano, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a comercialização em todo o território nacional de mais um autoteste para a detecção da covid-19.

Publicado em janeiro, a Resolução – Rdc Nº 595, De 28 De Janeiro De 2022, especifica todo o processo de conformidade para que farmácias ou outros pontos de venda possam comercializar os kits de autoteste.

Como o tema é novo e pode causar dúvidas em todos os consumidores, preparamos esse artigo para elucidar dúvidas referentes ao autoteste. Confira!

O que é o autoteste de Covid?

O autoteste para COVID é um exame semelhante ao teste rápido antigênico da farmácia e nas unidades de saúde, mas que pode ser realizado sem a necessidade de um profissional da saúde. O resultado fica pronto entre 15 a 30 minutos.

Atualmente tem dois autotestes liberados no país, que é a Novel Coronavírus Autoteste Antígeno”, fabricado pela empresa CPMH Comércio e Indústria de Produtos Médicos-Hospitalares e Odontológicos, e a nova marca é a Covid Ag Detect, desenvolvida pela Eco Diagnóstica Ltda, empresa brasileira, com sede em Nova Lima (MG)

Como funciona?

Os autotestes, chamados de imunocromatográfico, são realizados por meio do swab (cotonete), retirando secreção do nariz ou da garganta, sendo a amostra colocada em um tubo com um reagente.

Mas, atenção! As orientações variam de acordo com o produto e o fabricante. Portanto, muita atenção ao ler a bula e seguir corretamente as indicações.

Quando utilizar

O teste deve ser realizado entre o 1º e 7º dia do início do sintoma, ou 5 dias depois de contato com uma pessoa infectada com o novo coronavírus. O exame não é válido como diagnóstico, como documento para viagens ou para licença do trabalho.

A cartilha de orientações da Anvisa também traz informações ilustradas sobre como aplicar o teste e como interpretar seus resultados. Como exigido pela agência, as duas fabricantes disponibilizaram em seus respectivos sites um canal de atendimento ao cliente para dúvidas e esclarecimentos.

Cuidados

É importante entender que, por oferecerem resultados em um curto período de tempo, os autotestes são menos precisos que os RT-PCR, realizados de forma profissional, e que contam com uma estrutura laboratorial.

Dito isso, a Anvisa explica que os autotestes são um procedimento “orientativo”, pois, indicam que alguém pode estar infectado com o novo coronavírus. Contudo, o diagnóstico efetivo só pode ser realizado por um profissional de saúde.

A Anvisa ainda explica que o autoteste de covid-19 deve ser usado como triagem, para permitir o auto isolamento precoce e, assim, quebrar a cadeia de transmissão do vírus o mais rápido possível, mas que o diagnóstico depende de confirmação em um serviço de saúde.

Onde comprar

De acordo com a Anvisa, as farmácias já podem comercializar o autoteste, desde que tenham licença sanitária, sem necessidade de uma autorização especial.

O mesmo vale para outros estabelecimentos que comercializam produtos para saúde.

Contudo, somente sites dessas empresas e farmácias poderão vender os autotestes.

A lista completa dos testes aprovados será atualizada periodicamente e será disponibilizada na página da agência.

Fonte Imagem: <a href=’https://www.freepik.com/photos/sar’>Sar photo created by freepik – www.freepik.com</a>

 

compartilhe
Tags: , , .