Conheça a tecnologia de realidade aumentada que deve ajudar médicos no futuro

Constantemente a tecnologia traz inovações para as áreas mais essenciais da nossa vida, desenvolvendo soluções para melhorar nossa saúde e bem estar.

Com a tecnologia aplicada nos produtos que oferece, a Medworld é uma prova de que soluções inteligentes podem ampliar qualidade de vida em momentos difíceis. Afinal, nossos móveis hospitalares procuram aplicar o que há de mais eficiente no segmento.

Hoje, no entanto, não falaremos exatamente sobre nossa área. Daremos a notícia de uma novidade que, se desenvolvida e aplicada em larga escala, certamente melhorará o atendimento de muitos profissionais da saúde.

Realidade aumentada para diagnósticos

Um sistema desenvolvido na Universidade de Alberta, no Canadá, faz com que médicos possam usar o recurso da realidade aumentada para diagnósticos. Eles vão poder visualizar projeções do interior do corpo do paciente para verificar de forma mais “real” o que está acontecendo no organismo.

A ideia é que a tecnologia, chamada de ProjectDR, seja capaz de projetar imagens de tomografias computadorizadas e de ressonâncias magnéticas diretamente no corpo do paciente. O recurso deve ajudar os médicos a identificar o local exato de qualquer complicação presente no corpo.

Para fazer o processo serão utilizadas câmeras infravermelhas que são capazes de detectar marcadores invisíveis (os chamados contrastes) no corpo do paciente. As imagens projetadas vão acompanhar o que se passa em tempo real com o paciente.

Medicina com realidade aumentada - Medworld

Processamento do corpo em realidade aumentada. Imagem: Reprodução / O Futuro das Coisas.

 

Assim, os médicos poderão ter um auxílio em uma nova dimensão para que possam saber de imediato o que está acontecendo com o paciente.

Por enquanto, a tecnologia está sendo testada dentro da Universidade. Caso os próximos testes e estudos mantenham o êxito, a ideia é que os procedimentos seguintes sejam conduzidos dentro da sala de cirurgia com pacientes reais.

Por fim, segundo os cientistas responsáveis pelo desenvolvimento do projeto, a tecnologia pode ser aplicada em diversas situações, desde cirurgias complexas até sessões de fisioterapia e quiropraxia.

Qualquer uso da tecnologia que contribua para tratamentos de saúde e ampliação de bem-estar, a Medworld está de acordo.

Se você quer saber um pouco mais sobre como utilizamos os desenvolvimentos recentes na área da saúde em nossos produtos, entre em contato conosco e conheça nossas linhas!


Com informações de O Futuro das Coisas.

compartilhe
Tags: , .