Protótipo ameniza tremores de pacientes com Parkinson

O dispositivo desenvolvido pela Diretora de Pesquisa e Inovação da Microsoft fez com que designer voltasse a escrever e desenhar após anos.

Emma Watch e o aplicativo que regula os tremores (Foto: Brian Smale / Microsoft / Divulgação)

Emma Watch e o aplicativo que regula os tremores (Foto: Brian Smale / Microsoft / Divulgação)

   Segundo os criadores do protótipo, ele funciona como uma espécie de relógio inteligente, que distrai o cérebro através de pequenas vibrações padronizadas no pulso. A doença de Parkinson afeta as células nervosas do cérebro emitindo sinais extras para os músculos, fazendo com que eles tremam ao tentar executar mais de um movimento de uma só vez. Com as vibrações do relógio, que se assemelham com as de um aparelho celular, o cérebro se concentra no pulso do paciente, reduzindo as mensagens para o local e estabilizando os tremores.

   A desenvolvedora do projeto e Diretora da Microsoft Haiyan Zhang, testou o protótipo em 5 pessoas, obtendo resultados significativos em 4 delas. Uma dessas pessoas é Emma Lawton, uma designer que não escrevia e desenhava desde que a deonça começou a se desenvolver em 2013. Sem o protótipo, Emma não era capaz de fazer qualquer linha reta e nem escrever seu próprio nome em um papel, mas com o dispositivo no pulso, os tremores diminuiram e ela conseguiu voltar a traçar linhas com precisão.

   Para desenvolver o protótipo, Zhang de inspirou na história de Lawton e passou seis meses estudando o Parkinson, construindo então uma ferramenta que interrompesse os efeitos da doença. E por esse motivo, batizou o aparelho com o nome da designer: Emma. O dispositivo está em fase de testes e para Emma funciona melhor por meio de vibrações rítmicas, podendo ser diferente para outros usuários, no qual um ritmo aleatório pode ser mais eficaz. Para isso, um aplicativo capaz de controlar a velocidade de vibração foi especialmente projetado.

   É válido ressaltar que o protótipo não é uma espécie de tratamento para a doença, mas apenas um aparelho externo que pausa os tremores. A próxima etapa do desenvolvimento da tecnologia ocorrerá em Londres, com o objetivo de de otimiza-la. Segundo a Microsoft, Zhang está trabalhando junto à uma equipe de neurociência fazendo testes para o dispositivo, com Emma Lawton como consultora do grupo.

Haiyan Zhang, diretora da Microsoft, à esquerda; Emma Lawton, a designer, à direita (Foto: Brian Smale / Microsoft / Divulgação)

Haiyan Zhang, diretora da Microsoft, à esquerda; Emma Lawton, a designer, à direita (Foto: Brian Smale / Microsoft / Divulgação)

compartilhe
Tags: , , , , .