A prevenção é o melhor remédio

Vacinação contra a gripe para idosos 2020: prevenção é o melhor remédio

Em 2020 o mundo todo foi surpreendido por um vírus que pode ser letal em alguns casos, afetando com maior intensidade a terceira idade. Com isso, vimos uma grande comoção por parte da população em geral nos cuidados e prevenções, principalmente com os nossos idosos.

Por todas as cidades foram vistas campanhas e ações para que essa parte da população realmente fique em casa, evitando o contágio, já que são mais suscetíveis ao vírus.

Ao mesmo tempo, o Governo Federal adiantou a campanha de vacinação para idosos, a fim de proteger ainda mais a terceira idade no Brasil.

E é justamente sobre a importância da vacinação para idosos que nós vamos falar na publicação de hoje.

Importante: a campanha de vacinação tem como objetivo a imunização da gripe comum. Ainda não há vacina que previna ou cure o coronavírus.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO PARA IDOSOS 2020

 

Ano após ano campanhas de vacinação incentivam os grupos de risco a comparecer aos locais de vacinação para imunização. O primeiro grupo prioritário é o de idosos, com 60 ou mais anos.

Devido a alterações imunológicas que ocorrem naturalmente durante o processo de envelhecimento, os idosos são mais suscetíveis quanto ao surgimento de doenças infectocontagiosas, principalmente as relacionadas com o  aparelho respiratório

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pessoas com mais de 60 anos mais do que triplicará no Brasil durante as próximas décadas: se em 2010 eram  19,6 milhões, em 2050 serão aproximadamente 66,5 milhões.

O calendário do Ministério da Saúde também prevê outros 3 tipos de vacinação para pessoas com idade igual ou superior a 60, são elas:

  • Hepatite B – Três doses, de acordo com a situação vacinal;
  • Febre Amarela – Uma dose se nunca tiver sido vacinado; e
  • Dupla adulto (DT) – Reforço a cada 10 anos.

A IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO NA TERCEIRA IDADE

 

Para quem é idoso, a vacina contra a gripe é fundamental para a manutenção da boa qualidade de vida e saúde. É importante lembrar que os vírus e bactérias também podem se modificar, ou então ocorrer o aparecimento de novos tipos de gripes. Por isso, a vacinação é de extrema importância para esse público, já mais sensível.

Por isso, confira algumas observações sobre a importância da vacinação para idosos.

  • O vírus mais comum que causa a gripe é o influenza, justamente o que a vacina busca imunizar.
  • Com o passar dos anos, o sistema imunológico pode enfraquecer e perder a capacidade de defesa contra alguns tipos de infecções ou doenças. A vacina tem também o objetivo de elevar o potencial imunológico dos idosos
  • Em casa de contágio pelo vírus da gripe, um idoso vacinado será menos impactado, reduzindo as chances de complicações decorrentes da doença, como ataques cardíacos e derrames.
  • A formulação da vacina muda a cada ano, para que seja possível combater as novas cepas dos vírus circulantes — H1N1, H3N2 e tipo B. Com isso, o idoso estará sempre protegido
  • A gripe, principalmente em idosos, não é um simples resfriado. Quando não prevenida ou bem tratada, pode levar a morte ou evoluir para doenças como pneumonia, uma das principais causas de internação e óbito entre idosos no país.

Viu só? Não é uma simples gripe e uma simples vacina, mas sim um procedimento que pode salvar a vida dos nossos velhinhos.

Continue acompanhando o blog da MedWorld para mais informações, notícias e curiosidades do universo da saúde.

compartilhe
Tags: , , , , .