Outubro Rosa: conheça sua história e importância

O Outubro Rosa é uma famosa e conhecida campanha para conscientizar a população sobre os riscos do câncer de mama e incentivar o diagnóstico em prol da prevenção. Tudo para contribuir coma  descoberta o mais rápido possível e tratar a doença o mais rápido possível.

Foto: reprodução

Foto: reprodução

Como e onde surgiu?

O símbolo do movimento do Outubro Rosa, o laço rosa, foi criado nos anos de 1920, mas apenas em 1997 que a comunidade internacional começou a trabalhar efetivamente para transformá-lo em um efetivo método de conscientização e prevenção do câncer de mama. No Brasil, a primeira iniciativa realizada foi a iluminação de monumentos com luzes rosa em 2002 na cidade de São Paulo. Em 2008 o movimento foi ganhando mais força e, assim, mais impacto – a ideia de iluminar grandes monumentos e prédios se estendeu para outras cidades do país. Atualmente, o Outubro Rosa possui uma larga escala e possui diversos meios para incentivar a conscientização e é apoiado por pequenas ou grandes empresas, rádios, canais de televisão, jornais, governos, organizações sem fins lucrativos e muitos outros.

Por que é tão importante?

Simplesmente porque a o câncer de mama é uma realidade muito presente na vida das mulheres. Em média, a cada 36 minutos uma mulher é vítima desse tipo de câncer. Mães, filhas, avós, esposas, namoradas, amigas, irmãs. Com um número tão expressivo como este, fica claro que o diagnóstico no estágio inicial contribui para um processo de tratamento mais tranquilo e efetivo – 95% dos casos de câncer de mama, quando descobertos logo, conseguem ser tratados com sucesso. E o exame é a única maneira de conseguir esse bom resultado, então nada mais humano do que uma campanha anual para relembrar as mulheres de algo tão importante: sua saúde.

Cuide-se por você mesma e por todas as pessoas que te amam e convivem com você. Faça mamografia com um espaço de tempo indicado pelo seu médico e previna-se – e, além disso, incentive quem também precisa.

 

Fontes: Outubro Rosa.

compartilhe
Tags: , , , , , , , .