Opções saudáveis para substituir o açúcar

Mudar pequenas atitudes do dia a dia que não contribuem muito para a saúde do nosso organismo é essencial para obter um estilo de vida saudável. Um dos fatores que podemos mudar é o consumo de açúcar, pois ele pode trazer algumas complicações, como o aumento do risco de desenvolvimento de doenças como diabetes e colesterol elevado. Separamos algumas alternativas saudáveis para substituir o açúcar na dieta. Confira:

 

Foto: reprodução

Foto: reprodução

 

Melaço de cana

Um dos maiores perigos do açúcar é o fato dele ser viciante, então optar por seus familiares, como o demerara ou mascavo, é uma boa, mas existem escolhas melhores. O melaço vem da cana-de-açúcar e é muito menos calórico que o açúcar branco, mas a sua maior vantagem é que sua composição nutricional é muito rica em potássio, ferro e cálcio. Além de tudo isso, ele ainda é muito saboroso e combina com sucos e bolos.

 

Açúcar de coco

O açúcar de coco pode agregar bastante na dieta: tem um sabor muito bom e dá um aroma a mais para sucos e cafés. Ele também possui menos calorias que o açúcar comum e é puramente natural, sustentável e também muito rico em minerais e vitaminas.

 

Stévia

Quando se pensa em substituir o açúcar por outros ingredientes logo pensamos em utilizar adoçantes industrializados, mas essa opção não é a mais saudável. É melhor sempre escolher as alternativas mais naturais, como as desenvolvidas utilizando a stévia. Ela é um planta de onde é retirado o adoçante, que possui um teor calórico inferior e tem capacidades adoçantes muito superiores da do açúcar. Vale a pena experimentar.

 

E não se esqueça de que o açúcar deve ser evitado não somente puro – existem alimentos, principalmente os processados e industrializados, que possuem quantidades exacerbadas de açúcar em suas composições, como refrigerantes, sucos de caixinha, alimentos congelados e outros. Opte sempre incluir ingredientes naturais em sua dieta.

 

Fontes: Minha VidaSaúde MelhorNatue.

 

 

compartilhe
Tags: , , , .