O que é a fisioterapia respiratória?

O que é e como funciona a fisioterapia respiratória?

Com a queda das temperaturas em todo o país, os casos de doenças respiratórias como asma, bronquite e tuberculose voltam a crescer e a necessidade de tratamentos para melhorar a capacidade pulmonar disparam.

Um dos tratamentos mais recomendados é a fisioterapia pulmonar, amplamente recomendado para a reabilitação de pacientes vítimas do novo coronavírus.

No artigo de hoje vamos explicar o que é essa prática, como ela é feita e quais os seus benefícios.

O que é a fisioterapia pulmonar?

Também conhecida como fisioterapia respiratória, é uma especialidade da fisioterapia que visa a prevenção e o tratamento de doenças respiratórias, podendo ser realizada pelo fisioterapeuta em casa, na clínica, no hospital ou no trabalho.

A fisioterapia respiratória é um conjunto de técnicas manuais que podem ser preventivas ou curativas e tem como objetivo mobilizar secreções, melhorar oxigenação do sangue, promover reexpansão pulmonar, diminuir o trabalho respiratório, reeducar a função respiratória e prevenir complicações.

Para que serve?

Com o objetivo de melhorar o fornecimento de oxigênio para o organismo, a fisioterapia respiratória libera as vias respiratórias das secreções e aumentar a capacidade ventilatória do pulmão, o que pode ser útil após uma cirurgia cardíaca, torácica ou abdominal para prevenir pneumonia e atelectasia, por exemplo.

Como funciona?

Por serem um conjunto de práticas manuais, essa fisioterapia trabalha com manobras para correção postural, controle da pressão torácica, prática correta de aspiração, facilitação de tosse, entre outros.

Os exercícios são realizados em repetições periódicas, controladas pelo fisioterapeuta que pode, ou não, utilizar aparelhos no nariz e na boca para acompanhar esse desenvolvimento, como o flutter e nebulizador para a expectoração de secreções.

Outros aparelhos que podem ser utilizados são o oxímetro, para medir a saturação do oxigênio, e o estetoscópio, para detectar chiados pulmonares.

Quando é indicado?

A fisioterapia respiratória é indicada para pacientes que apresentem limitação crônica de fluxo aéreo por consequência de doenças, como asma, bronquite, pneumonia, fibrose, enfisema, entre outros. 

Além de ser indicada para a prevenção e tratamento de praticamente todas as doenças respiratórias, a fisioterapia pode ser realizada por crianças, adultos e idosos, seja em casa ou em ambiente ambulatorial.

A partir do diagnóstico médico, podem ser prescritos exercícios especificamente respiratórios, como movimentos de expansão pulmonar, e atividades aeróbicas e de fortalecimento muscular. Em alguns casos também há a necessidade de exercício com a VNI (Ventilação não-invasiva), sempre com o auxílio de um profissional.

Benefícios

Os principais benefícios da fisioterapia respiratória incluem:

  • Melhora da troca gasosa;
  • Maior expansão pulmonar;
  • Liberação de secreções do pulmão e das vias aéreas;
  • Desobstrução e limpeza adequada de vias aéreas;
  • Diminuição do tempo de internamento hospitalar;
  • Facilita a chegada de oxigênio em todo corpo;
  • Combate à dificuldade para respirar.

Outro benefício é a correção de deformidades posturais, decorrentes dos distúrbios respiratórios.

Como pudemos ver ao longo do texto, a fisioterapia pulmonar desempenha um papel fundamental em um momento em que redobramos nossas atenções com as doenças respiratórias.

Ao trabalhar o pulmão para aumentar e melhorar a capacidade respiratória, contribui-se, também, com a melhora na qualidade de vida.

*Fonte: Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Alagoas

 

compartilhe
Tags: , , .