O ano dividido em cores

Conheça quais são as cores de destaque durante o ano e quais campanhas estão por trás delas.

Você sabia que todos os meses do ano são destinados a conscientização de algo relacionado a saúde? Os mais populares são o Setembro Amarelo, que trabalha a prevenção do Suicídio; o Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção ao câncer de Mama e o Novembro Azul, que nos lembra a importância da prevenção ao câncer de próstata.

Mas quais são as campanhas que dão cor aos demais meses do ano? Como elas são trabalhadas? Saiba mais detalhes sobre todas elas nesse post.

saude-tratada-ao-longo-do-ano

Imagem: ShutterStock.

 

Janeiro Branco

O primeiro mês do ano trata de cuidados relacionados à saúde mental. Janeiro representa esperança e renovação, por isso ele se encaixa tão bem a essa campanha. Afinal, quando um novo ano se inicia, adotamos também a ideia de ter novos hábitos, de mudar alguns aspectos na nossa vida.

A campanha ocorre principalmente no Brasil, mas países como Estados Unidos, Japão e Portugal também já adotaram a iniciativa.

 

Fevereiro Roxo e Fevereiro Laranja

O segundo mês do ano tem duas cores, pois trata de algumas campanhas ao mesmo tempo. É nele que trabalhamos temas relacionados a Leucemia, ao Lúpus, ao Mal de Alzheimer e a Fibromialgia.

As campanhas realçam a importância de prestar atenção aos sintomas, informa os meios de tratamentos para cada doença, inclusive sobre os dados atualizados sobre elas.

 

Março Azul-Marinho

No terceiro mês do ano, a Campanha de combate ao câncer Colorretal dá ao mês de Março o tom de Azul-Marinho. É importante ressaltar, que este tipo de câncer, é o terceiro mais comum entre homens e mulheres no Brasil.

A escolha do mês coincide com a data do Dia Nacional de Combate ao Câncer de Intestino (27), onde reforçamos os métodos de prevenção e tratamento da doença.

 

Abril Azul

O mês de Abril foi escolhido para conscientizar a população mundial sobre o Autismo, um transtorno no cérebro que atualmente afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo mundo.

Já no início do mês, no dia 02, temos a data escolhida como Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Onde procura-se abordar os seus sintomas e a importância de diagnosticar logo a doença, e o tratamento dela.

 

Maio Amarelo

O quinto mês do ano ganha o tom de amarelo e busca conscientizar e prevenir acidentes de trânsito. Atualmente no Brasil, morre 37mil pessoas por ano em acidentes de trânsito, um número alto.

Por isso, cada vez mais são desenvolvidas diversas campanhas a fim de reduzir o número de acidentes nas estradas e rodovias.

 

Junho Vermelho

O sexto mês celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue. Durante todo Junho, o mundo conscientiza a sociedade sobre a importância da doação de sangue e agradece aos que são doadores. A campanha reforçam a grandiosidade de um pequeno ato, pois salva vidas!

 

Julho Amarelo

Esse ano, o Ministério da Saúde aprovou a criação do Julho Amarelo, com o intuito de reforçar as iniciativas de combate às hepatites virais. Em 2019, será a primeira vez que haverá essa ação.

A escolha de julho, faz referência à data escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a celebração do Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, o dia 28 de julho.

 

Agosto Dourado

Agosto foi escolhido para ressaltar a importância sobre algo que é a nossa primeira alimentação, o leite materno. E por isso, o dourado como cor. Pois é segundo a OMS, o leite materno é conhecido como o, alimento de ouro para os bebês. Sendo extremamente necessário para o desenvolvimento dos pequenos.

Já estávamos habituados a tratar sobre isso mundialmente, na primeira semana de agosto. Agora esse tema, ganhou um mês todinho dele. Um mês completo para falar com o público sobre amamentação.

 

Setembro Amarelo

O movimento do setembro amarelo começou em 2015. A campanha que tem como objetivo a prevenção do suicídio. É quebrar o tabu sobre esse tema, é apoiar as pessoas que estão em momento de fraqueza, incentivar a conversa.

O Brasil precisava desse alerta, a quantidade de pessoas que cometem o suicídio precisa ser diminuída, tanto que a ação começou no Brasil e hoje o mundo todo participa.

 

Outubro Rosa

Já falamos sobre o Outubro Rosa e seu objetivo, aqui no blog lembram? Outubro rosa.

Iniciada em 1990, a campanha conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

 

Novembro Azul

Responsável por reforçar os cuidados a respeito do câncer de próstata, a campanha vigente durante o mês de Novembro recebe o tom de azul.

O mês também trata sobre o combate a Diabetes, já que o Dia Mundial do Combate a Diabetes ocorre no dia 14 de Novembro.

 

Dezembro Laranja

A cor escolhida se refere ao sol e ao tom dos corpos bronzeados. Isso mesmo, o mês de Dezembro trata sobre a prevenção contra o câncer de pele, doença que está intensamente ligada aos dias mais ensolarados, típicos da estação vigente de Dezembro, o verão.

campanhas-do-ano

Imagem: ShutterStock.

 

Agora que você já sabe quais são as campanhas de cada mês, pode se preparar e buscar compartilhar informações sobre cada uma delas ao decorrer do ano, afinal informação nunca é demais, ainda mais se for a respeito da nossa saúde!

Para saber mais sobre saúde, avanços na medicina e dicas sobre o dia a dia, continue apresentando o nosso blog.

compartilhe
Tags: , , , , .