Fígado: dicas para cuidar deste órgão tão importante

Raramente as pessoas se lembram dele, mas com certeza o fígado é um dos órgãos mais importantes para o corpo humano. Resumidamente, ele tem mais de 200 funções, e entre elas está uma fundamental: filtrar as substâncias tóxicas para o nosso organismo e elimina-las.

Quando não cuidamos do fígado – exageramos no consumo de bebidas alcoólicas e comidas gordurosas -, ele necessariamente tem de ser desintoxicado para voltar ao seu funcionamento normal e não prejudicar a nossa saúde. Pensando nisso, hoje separamos dicas de alimentos que ajudarão a recupera-lo. Acompanhe.

figado-dicas-saude-medworld

Foto: reprodução/ Meio Ambiente Rio

Própolis

Intimamente ligado à desintoxicação do fígado, este extrato obtido das abelhas é tranquilamente encontrado nas farmácias. Em linhas gerais, as substâncias chamadas de bioflavonoides – presentes no própolis -, colaboram para o melhor funcionamento do fígado e desintoxicação do organismo.

Abacaxi

Além de ser uma fruta deliciosa e rica em vitamina C, o abacaxi também é rico em bromelina, uma enzima que colabora com a digestão, ou seja, ajuda o fígado a se livrar mais facilmente de gorduras e outras substâncias tóxicas.

Maçã

Nesta fruta o fígado encontra apoio na pectina (fibra solúvel). Esta substância, além de diminuir a taxa de colesterol no organismo, também facilita a digestão das gorduras.

Agora que você conhece alguns alimentos acessíveis e saudáveis para o seu fígado, que tal inseri-los em sua dieta? Conte sempre conosco para obter dicas que ajudam a sua saúde.

compartilhe
Tags: , , .