Tipos de farinhas para tirar o trigo da dieta

É muito comum ver vários canais de informação sobre saúde falar que o consumo excessivo de farinha. de trigo A verdade é que, além de contribuir para o aumento de peso, muito trigo na dieta pode trazer outras consequências.

Farinhas - Medworld

O fato é que a farinha de trigo comum, branquinha, tão presente em nosso dia a dia, não faz nada pelo corpo. Além disso, o produto pode ser associado a malefícios. O Dr. William Davis, por exemplo, relaciona o aumento do nível de açúcar no sangue com uma dieta rica em trigo.

Já se sabe, por exemplo, que a farinha de trigo possui alto índice glicêmico e aumenta o nível de açúcar o sangue, o que é péssimo para diabéticos e faz dela o pior tipo entre as farinhas.

O Dr. William Davis comenta que, entre seus pacientes diabéticos com alta concentração de açúcar no sangue, o que melhorou muito o estado de cada um foi cortar o trigo da dieta. Depois de alguns meses, além de diminuir a concentração de açúcar, eles também perderam peso. Alguns diabéticos chegaram a se tornar não-diabéticos.

O fato é que a farinha de trigo pode ser substituída por outras farinhas. Assim, as receitas não são muito prejudicadas e a dieta sofrerá poucas mudanças. A saúde, claro, vai agradecer a troca.

Abaixo, a Medworld trouxe uma lista das farinhas alternativas que podem substituir o trigo. Dê uma olhada:

  • Farinha de linhaça: uma ótima variedade para quem procura um alimento que forneça fibras e gorduras boas, dando sensação de saciedade. A linhaça dourada, inclusive, rica em ômega 3. Seu uso é indicado principalmente em receitas doces;
  • Farinha de quinoa: a quinoa é uma velha conhecida de quem procura investir em uma alimentação cheia de nutrientes. O seu alto teor de proteínas é visado principalmente pelos vegetarianos. Mas além disso, também possui uma série de minerais, fibras e aminoácidos – entre eles, o triptófano, aminoácido ligado captação de serotonina, o hormônio do prazer;
  • Farinha de chia: tão visada quanto a linhaça, a chia tem imensas propriedades nutricionais. Antioxidantes, fósforo, magnésio, potássio e uma série de vitaminas estão presente nela. O ômega 3, ácido graxo que auxilia contra doenças cardiovasculares também encontrado nela. O funcionamento intestinal também agradece muito a ingestção desse grão;
  • Farinha de arroz: uma das mais versáteis e mais acessíveis do mercado. Energia e fibras são os principais benefícios de consumir essa farinha, que pode ser usada numa série de receitas;
  • Farinha de berinjela:  uma de suas principais funções da farinha de berinjela é atuar em uma de suas principais funções, a diminuição dos níveis de colesterol ruim. Além disso, também rica em pectina, uma fibra que estimula a sensação de saciedade.

Todas essas opções de farinhas são bastante versáteis e podem fazer parte das receitas tradicionais. Se tiver mais dúvidas sobre cada uma, pesquise na internet ou converse com seu nutricionista.

A Medworld está sempre preocupada com sua saúde, em todos os momentos. Aqui no blog você encontra uma série de informações úteis sobre como manter uma vida saudável. Continue acompanhando!

 

compartilhe
Tags: , , , , , , .