Cuidados para hipertensos conseguirem se exercitar normalmente

A regra sobre os exercícios físicos é bastante clara: antes de começar qualquer atividade, faça uma avaliação com seu médico. Algo tão simples assim pode evitar complicações bastantes sérias e qualificar pessoas para praticar exercícios de forma segura.

Hipertensos - exercícios

Hipertensos também podem se exercitar e manter o corpo funcionando, desde que mantenham o ritmo cardíaco em um nível saudável.

Como nós já vimos aqui no blog, uma rotina de exercícios físicos é essencial para que, depois de uma certa idade, o corpo mantenha sua funcionalidade e tarefas cotidianas possam ser realizadas normalmente.

Para os hipertensos, exercícios específicos precisam ser pensados para que não façam com que o atleta tenha uma sobrecarga cardíaca. Não é tão difícil, sabia?

Dicas para hipertensos praticarem exercícios normalmente

A máxima continua: estar sempre acompanhado(a) por um médico é essencial. O profissional tem o conhecimento necessário para direcionar exatamente e apontar as condições exatas para uma prática adequada de exercícios.

  • Antes de começar qualquer sessão de exercícios, confira a pressão arterial. Caso estiver muito alta, não iniciar os exercícios, a não ser que esteja sob controle dos medicamentos;
  • Os treinos devem ser configurados para ter a maior alternação de grupos musculares possível;
  • Prezar pela baixa intensidade de trabalho, com cargas de peso baixas;
  • Não aderir aos treinos de alta intensidade, com picos intensos de exercício;
  • Evitar picos de pressão, ficando longe da fadiga momentânea – quando o músculo “esfria” – e mantendo-se aquecido;
  • Preferir exercícios mais completos, que trabalhem o maior número de grupos musculares ao mesmo tempo;
  • Manter a respiração ativa e continuada;
  • Preferir exercícios que trabalhem os membros inferiores, já que aqueles que trabalham os superiores mantém a pressão cardíaca mais alta.

Como falamos lá em cima, as dicas não dispensam o acompanhamento médico.

E então, gostou das dicas? Como você já sabe, a Medworld se preocupa com sua saúde em todos os momentos da vida, por isso trazemos informações úteis sempre que possível. Até a próxima.


Com informações de Dicas de Treino.

compartilhe