Entenda sobre o surto de hepatite aguda em crianças

Entenda sobre o surto de hepatite aguda infantil

Nas últimas semanas, um assunto vem chamando a atenção de profissionais da saúde de todo o mundo: o surto de hepatite aguda em crianças. A proliferação dos casos é de origem e acendeu o alerta na OMS (Organização Mundial de Saúde), que acompanha os casos, registrados em mais de 10 países, incluindo o Brasil.

O artigo de hoje é para explicar o que é essa doença, quais as possíveis causas e os tratamentos mais adequados. Acompanhe!

O que é hepatite aguda?

A hepatite é uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Entretanto, quando presentes, podem se manifestar como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda, com menor frequência, o vírus da hepatite D (mais comum na região Norte do país) e o vírus da hepatite E, que é menos frequente no Brasil, sendo encontrado com maior facilidade na África e na Ásia. 

Quando a inflamação ocorre de forma rápida e abrupta, chamamos de hepatite aguda, que, em alguns casos, como na hepatite B, C e D, pode se tornar um problema crônico.

Principais causas

Cada hepatite é causada por um agente diferente. Enquanto a hepatite A é causada pelo contato de fezes com a boca, relacionado com alimentos ou água inseguros, baixos níveis de saneamento básico e de higiene pessoal, as hepatites B, C e D são causadas por vírus.

Ainda de acordo com a OMS, a hipótese para o atual surto de hepatite grave em crianças é a infecção por um tipo de adenovírus que provoca uma série de condições, incluindo o resfriado comum, pneumonia, diarreia e conjuntivite.

Também há a possibilidade de a hepatite ter relação com sequelas da Covid. Isso porque sua maior prevalência foi em crianças menores de 5 anos que não tomaram vacina contra o coronavírus. 

Principais sintomas

Como falamos no início do texto, a hepatite é uma doença silenciosa, cujos sintomas se manifestam em suas fases mais graves e agudas.

No entanto, seus principais sinais estão relacionados a outras doenças do fígado, como cansaço, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados.

A identificação da doença é feita através da testagem espontânea e pode ser solicitada nas unidades de saúde.

Tratamentos

De acordo com informações fornecidas pelo Ministério da Saúde, as hepatites não têm cura, mas hoje contam com tratamentos que reduzem o risco de progressão da doença e suas complicações, especificamente cirrose, câncer hepático e morte.

As principais orientações, no entanto, é que o paciente que sofre de hepatite não se automedique, pois pode agravar o quadro do fígado. Para isso, faça as consultas necessárias e só tome remédios devidamente receitados para cada caso.

Atenção!

Para conter o surto de hepatite infantil, a OMS recomenda redobrar os cuidados com a higiene pessoal, principalmente das mãos, etiqueta respiratória, como cobrir a boca e o nariz em caso de tosse ou espirro e, claro, a vacinação.

 

compartilhe
Tags: , , .