Entenda os benefícios do chocolate

Você já chegou a imaginar que aquele chocolatinho que você come depois do almoço – e que dá um arrependimento de leve às vezes – poderia trazer vários benefícios para a sua saúde? Pois é, o chocolate é um alimento que faz bem para nós e pouca gente sabe disso, pois acaba imaginando que, por ser um doce, deve ser evitado radicalmente. E para provar para você que não tem problema comê-lo de vez em quando, vamos mostrar os principais benefícios do chocolate para a nossa saúde.

 

Foto: reprodução

Foto: reprodução

 

Contribui no emagrecimento

Parece meio absurdo falar isso, mas pode acreditar: um dos benefícios do chocolate inclui um bela ajuda no processo de emagrecimento. O consumo moderado desse doce é capaz de contribuir dessa maneira porque é rico em cafeína, um componente que acelera o metabolismo e aumenta a queima calórica.

Reduz a sensação de fome

O chocolate possui em sua composição ácidos que consegue diminuir a sensação de que estamos com fome. Esses ácidos incentivam a produção de leptina, um hormônio que justamente ajuda avisa o cérebro sobre a quantidade de comida que estamos ingerindo e a hora de parar de comer quando estamos satisfeitos.

Previne doenças

Essa talvez seja um dos benefícios do chocolate mais inesperado: por ser um alimento rico em antioxidantes, ele é capaz de reduzir as chances de acontecer danos sérios ao cérebro após acidentes vasculares. Por esse mesmo motivo ele também consegue reduzir as chances do organismo desenvolver doenças no coração e até mesmo ataques cardíacos.

É muito bom quando descobrimos que um alimento tão gostoso e adorado faz bem, não é? O segredo do chocolate é consumir pequenas porções e optar sempre pelos que possuem os maiores teores de cacau, como os chocolates meio-amargo – dessa maneira nós conseguimos absorver e aproveitar os nutrientes essenciais desse alimento sem correr o risco de sofrer com seus malefícios.

 

Fontes: Tua Saúde, Terra, Minha Vida.

compartilhe
Tags: , , , , .