Entenda as principais diferenças entre clínica e consultório médico

Se você está iniciando um empreendimento na área da saúde, o primeiro passo é decidir que tipo de serviço deseja oferecer aos seus clientes. Entre clínica médica e consultório médico existem muitas diferenças estruturais, jurídicas e legais que envolvem muita atenção, pesquisa e, claro, comprometimento.

Para quem ainda tem dúvida sobre a diferença entre esses dois espaços de cuidado à saúde, esse artigo é para você. Confira!

Infraestrutura

De forma geral, um dos principais aspectos que diferencia os dois espaços é a infraestrutura. Como o próprio nome sugere, o consultório é um espaço para consultas eletivas que envolvem examinar o paciente, ouvir suas queixas e sintomas, solicitar exames e, enfim, realizar o diagnóstico.

O consultório é o primeiro contato do paciente com o médico, que poderá o encaminhar para um atendimento em clínica médica ou hospitalar.

Por ser um ambiente de consulta, o espaço é menor, sendo, geralmente, uma sala. Entretanto, há empreendimentos de consultórios, um espaço físico com várias salas para atendimentos diversos. Em casos assim, há a divisão de despesas entre os médicos envolvidos.

Já as clínicas médicas são maiores e com mais funções. Além do atendimento, é um espaço que oferece outros procedimentos, como a realização de exames e cirurgias. Assim, é um ambiente mais amplo, com a necessidade de mais mobiliário, equipamentos, profissionais da saúde, funcionários para o atendimento e equipes de limpeza hospitalar.

Jurídico

A parte jurídica é fundamental para diferenciar os dois estabelecimentos. Para executar determinadas atividades, é preciso estar regularizado com os órgãos de fiscalização. E, como os dois ambientes oferecem atividades diferentes, é preciso responder a diferentes responsabilidades e obrigações.

Como estruturar os ambientes

Por menor que seja um consultório médico, o profissional responsável deve atentar-se aos mínimos detalhes, para conferir segurança e profissionalismo aos pacientes. Além de um ambiente limpo, higienizado, bem iluminado e ventilado, o profissional deve listar todos os equipamentos que necessita para oferecer um serviço excepcional.

Já a clínica médica deve ter a atenção redobrada, pois conta com mais profissionais para ocupar diversos setores, além de um corpo médico mais abrangente. Lembre-se que as clínicas, por também oferecerem o serviço cirúrgico, necessita de uma cozinha hospitalar, que também precisa de uma limpeza minuciosa.

Mobiliário

Tanto para consultórios quanto para clínicas, o mobiliário faz toda a diferença para que o paciente se sinta confortável, seguro e confiante. Um móvel de qualidade ainda passa a credibilidade e o profissionalismo que um estabelecimento de saúde precisa.

Portanto, preste atenção na estrutura que você tem disponível, as necessidades dos seus pacientes e como os móveis contribuem para um bom atendimento, facilitando, inclusive, o trabalho dos profissionais envolvidos, como enfermeiros.

A Medworld conta com uma estrutura completa de mobiliários hospitalares funcionais e sofisticados que seu empreendimento médico necessita. Com um design exclusivo, nossos móveis proporcionam bem-estar e conforto, além de certificados de qualidade emitidos pela ANVISA.

Conclusão

Apesar das diferenças, clínicas e consultórios devem transmitir confiança para seus clientes. E isso se dá com uma equipe bem treinada para realizar um serviço de qualidade, além de um ambiente bem equipado e bem cuidados.

Gostou desse conteúdo? Aqui no blog da Medworld você encontra mais conteúdos sobre saúde e bem-estar.

compartilhe
Tags: , , , .