Drogarias e farmácias de todo país são habilitadas para aplicar vacinas

Até pouquíssimo tempo, a aplicação de vacinas era quase que totalmente restringida às clinicas e hospitais, mesmo em Estados que permitiam a realização do serviço em drogarias e farmácias (São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais). A partir de agora, esses estabelecimentos de saúde podem ser habilitados para fazer vacinações em todo o país.

Quem permitiu as novas condições do serviço foi a Anvisa, que também estabeleceu as regras que as drogarias precisam cumprir para poder disponibilizar as vacinas.

Drogarias e farmácias são habilitadas para aplicar vacinas

Regras para as drogarias e farmácias

As delimitações obrigam as drogarias e farmácias a oferecer condições semelhantes aos demais estabelecimentos de saúde para a aplicação, como, por exemplo, a designação de um responsável técnico e contratação de profissionais habilitados para aplicar vacinas. Esses mesmos profissionais também vão precisar passar por capacitações constantes para continuar praticando.

Os estabelecimentos interessados devem estar inscritos no Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES). Além disso, precisam disponibilizar o calendário nacional de vacinação e os medicamentos disponíveis; garantir a qualidade das vacinas dispondo, por exemplo, de um ambiente climatizado para seu armazenamento; e precisam também registrar todas as informações necessárias nas carteiras de vacinação dos pacientes.

Com a habilitação para o serviço, as drogaria e farmácias também estão liberadas para emitir Certificados Internacionais de Vacinação.

Opiniões contrárias

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) foi enfática ao mostrar sua opinião contrário à resolução da Anvisa. Segundo a nota da SBP, permitir a aplicação de vacinas em farmácias e drogarias banaliza o serviço e transforma a prevenção e tratamento de doenças numa atividade comercial.

A Sociedade também teceu críticas aos estabelecimentos de saúde no sentido de que, em sua opinião, eles não oferecem a estrutura e profissionais capacitados para garantir vacinações com a segurança e precauções necessárias.

A resolução da Anvisa já dá liberdade para que todas as drogarias e farmácias que cumprirem as regras possam realizar vacinações.

Aqui no blog da Medworld procuramos trazer uma série de informações úteis para que você saiba bem sobre como cuidar da sua saúde. Continue nos acompanhando e cuidando de você!

Com informações de Saúde Abril.

compartilhe
Tags: , .