Dicas para reduzir o consumo de açúcar

Os perigos do açúcar e como reduzir o consumo

O açúcar é um dos produtos mais consumidos no dia a dia do brasileiro, seja por sua influência histórica na gastronomia e por questões culturais. Em decorrência do crescimento populacional, o Brasil tornou-se um dos maiores consumidores mundiais do produto per capita. Cada brasileiro consome entre 51 e 55 quilos de açúcar por ano, enquanto a média mundial por habitante corresponde a 21 quilos por ano.

Por estar presente em tantas comidas e bebidas, principalmente em alimentos industrializados, é difícil reduzir o consumo de açúcar. No entanto, se você está disposto a trabalhar a redução sem sofrer com a “abstinência” da substância, existem algumas formas de fazer a mudança de forma leve e tranquila.

Confira!

Perigos do açúcar

Segundo dados do Ministério da Saúde, os brasileiros consomem 50% a mais de açúcar do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O consumo, em média, é de 18 colheres de chá do produto, sendo que o recomendado é até 12.

O alto consumo de açúcar já impacta no aumento de doenças crônicas não transmissíveis. Na última década, o diabetes cresceu 54% nos homens e 28,5% nas mulheres. Outra doença que tem crescido entre os brasileiros e que está relacionada com o alto consumo de açúcar é a obesidade, a qual atingiu mais de 25% da população adulta do país.

Como reduzir o consumo?

Desacostumar o paladar aos sabores doces é um processo demorado, principalmente para nós que consumimos açúcar refinado. Entretanto, existem formas simples de reduzir o consumo com algumas mudanças de hábito.

Por exemplo, se você tem o costume de adicionar 3 colheres de chá de açúcar no seu café ou chá, experimente ir diminuindo a quantidade de colheres, dando tempo hábil para o paladar ir se acostumando à redução do doce.

Se você consome produtos industrializados, está mais do que na hora de mudar esse hábito e optar por alimentos naturais. Experimente trocar o refrigerante pelo suco natural adoçado e, aos poucos, reduza o açúcar nos sucos.

E quanto ao açúcar, propriamente dito?

Quando falamos de alimentação saudável, o ideal é consumir açúcares que não passaram pelo processo de refinamento e, consequentemente, não perderam vitaminas e nutrientes.

Dessa forma, o açúcar refinado é um grande vilão para a saúde justamente porque, no processo de refinamento, o açúcar perde vitaminas e sais minerais, e recebe aditivos que garantem o seu aspecto branco.

Para cuidar da saúde e evitar a obesidade, os açúcares mais indicados são o mascavo e demerara. O primeiro, obtido por meio do cozimento do caldo de cana, tem aspecto mais escuro e não passa por processos de branqueamento. Já o segundo passa por um refinamento mais leve, mas não recebe aditivos, mantendo sua cor marrom proveniente do melado que vai em cima dos cristais.

Mas, atenção! Mesmo que esses açúcares sejam menos prejudiciais que o açúcar refinado, não significa que eles não impactam diretamente em nossa saúde. Dessa forma, recomenda-se cautela com o consumo e, se você tem casos de diabetes na família, consulte um médico para investigar as possibilidades de você desenvolver a doença.

 

compartilhe
Tags: , , .