Dicas para evitar rinite nos dias frios

Dicas para evitar rinite nos meses de frio

Quem sofre com rinite alérgica sabe que é só um ventinho mais frio bater que a garganta já coça, os olhos aguam, o nariz entope, os constantes espirros começam e a coriza surge.

A maioria das pessoas tendem a ignorar esses sintomas, vistos como algo típico dos períodos de outono e inverno.

No entanto, se ignorados os sintomas, corre-se o risco do problema se agravar, além de camuflar outros problemas mais graves, como a Covid-19.

Se você sofre com a rinite alérgica e quer algumas dicas para amenizar os sintomas, não deixe de ler esse artigo!

O que é a rinite?

A rinite, diferente da sinusite que é uma infecção nos seios paranasais (cavidades internas da face, localizadas próximas ao nariz), é uma inflamação na mucosa do nariz e tem como sinais característicos a coceira no nariz, na garganta, no céu da boca e nos olhos, que também tendem a apresentar ardência e vermelhidão. Além disso, as crises são acompanhadas por espirros, coriza e obstrução nasal.

Classificação da rinite

A rinite pode ser classificada como alérgica ou não-alérgica. No segundo caso, a causa pode estar relacionada a vírus e bactérias ou qualquer outro motivo que não seja voltado para a alergia.

A rinite ainda pode ser classificada entre aguda e crônica. A primeira, quando os sintomas duram entre 7 a 10 dias, e a segunda, quando os sintomas persistem por mais de 3 meses.

Fatores que disparam a rinite

De acordo com o Caderno de Orientação Básica sobre Doenças Respiratórias Crônicas, do Ministério da Saúde, os principais alérgenos ambientais desencadeantes e/ou agravantes da rinite são os ácaros da poeira domiciliar, barata, os fungos, epitélio, urina e saliva de animais (cão e gato). Os principais irritantes inespecíficos são a fumaça do cigarro e compostos voláteis utilizados em produtos de limpeza e construção, desencadeando os sintomas por mecanismos não imunológicos.

Dicas para evitar a rinite

Para evitar ou diminuir os sintomas da rinite nas estações mais frias, separamos algumas dicas. Confira:

Hidratação

Além do consumo diário de água, fundamental para a hidratação e bom funcionamento do organismo, recomenda-se a limpeza e hidratação das mucosas nasais com soro fisiológico.

Limpeza

É fundamental manter a limpeza do ambiente, dos vestuários e das roupas de cama. Quando há sujeira ou poeira acumulada, as chances de fungos e outros organismos se desenvolverem aumentam, assim como os sintomas da rinite.

Umidade e ar

Falando em limpeza, ambientes úmidos são propícios para o desenvolvimento de microrganismos que disparam a rinite. Portanto, procure equilibrar a umidade do ambiente, evitando a secura e o uso excessivo de umidificadores que favoreçam o surgimento de mofos.

Além disso, evite ficar em ambientes fechados por muito tempo. Sabemos que nos dias frios a tendência é ficar em locais totalmente fechados (e quentinhos). Mas isso também pode favorecer o acúmulo de microrganismos que prejudicam a respiração. Portanto, deixe o ar circular pela casa por um determinado período ao dia. Assim você deixa o ar renovado e diminui consideravelmente as crises de rinite.

Seu organismo agradece!

*Com informações do Ministério da Saúde

Fonte Imagem: <a href=’https://www.freepik.com/photos/sick-woman’>Sick woman photo created by katemangostar – www.freepik.com</a>

compartilhe
Tags: , , .