Dicas do Ministério da Saúde para ter uma alimentação saudável

Quem procura cuidar da própria saúde tem consciência de que a nutrição é algo indispensável para uma vida saudável. Há muito tempo, o Brasil também vem levando esse assunto muito a sério, sendo a alimentação saudável da população uma pauta indispensável para muitos programas sociais.

Nesse sentido, o Ministério da Saúde lançou no início desse ano o Guia Alimentar para a População Brasileira. O projeto foi fruto da necessidade de informar mais a população sobre como manter uma “alimentação saudável, acessível e de acordo aos costumes brasileiros”.

A seguir, você confere 10 passos estipulados pelo Guia para estar de acordo com uma alimentação saudável e nutritiva:

  1. Prefira alimentos in natura (frescos e naturais) ou minimamente processados;
  2. Utilize óleos, açúcares, sal e gorduras em mínimas quantidades;
  3. Limite o consumo de alimentos processados;
  4. Evite os alimentos ultraprocessados – aqueles que sofrem muitas modificações em seu preparo;
  5. Coma regularmente e com atenção, optando por espaços tranquilos, limpos, que contribuam para um momento agradável;
  6. Ao fazer compras, opte por lugares com variedade de alimentos in natura. Sempre que possível, procure optar pelos orgânicos e integrais;
  7. Bote a mão na massa! Faça receitas, aprenda novidades na cozinha e compartilhe seus conhecimentos. Desenvolver suas habilidades culinárias também terá impacto na sua alimentação;
  8. Planeje bem o seu tempo e distribua entre os moradores de sua casa as responsabilidades envolvendo a alimentação, já que todos irão comer bem;
  9. Quando for comer fora, prefira locais que preparem a comida na hora;
  10. Seja crítico(a). É importante não cair na publicidade enganosa sobre alimentação e nutrição. Procure estar sempre bem informado e vá atrás de informações diversas!

O Guia foi resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde, a Universidade de São Paulo (USP) e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Ele também servirá de base para futuros programas e políticas de combate à desnutrição, obesidade e outras complicações relacionadas à alimentação.

A alimentação saudável é um assunto mais urgente do que nunca, e não apenas no Brasil. Em nosso país, o sobrepeso e a obesidade, por exemplo, já atingem cerca de 53% da população, segundo o Ministério da Saúde. Na América Latina, cerca de 2,5 milhões de crianças com até 5 anos também sofrem com esses problemas.

A Medworld está sempre se preocupando com sua saúde de modo geral. Invista em alimentação e hábitos saudáveis para se manter saudável por muito tempo! Sempre que precisar, conte conosco!

compartilhe
Tags: , , .