Dia do Hospital no Brasil é celebrado em 2 de julho

Não se sabe ao certo a data e período exato em que instituições como os hospitais foram criadas. Há registros de instituições na região onde se encontra o Siri Lanka, em 431 a.C., onde possivelmente existiam instituições destinadas aos enfermos. Entretanto, alguns séculos depois os romanos introduziram na os chamados “valetudinarium”, com objetivo de cuidar dos feridos em guerra, por volta de 100 a.C. 

Por outro lado, muitos estudiosos acreditam que organizações semelhantes surgiram muito antes, ainda que de forma mais rudimentar. Algumas pinturas com data de 2920 a.C. sugerem a existência do que um dia foi um local de cura de guerreiros, na região entre a Galileia e Judeia. 

Mas, independente da real data de criação das instituições destinadas em auxiliar os doentes, a verdade é que os hospitais são uma importante base da sociedade. Por isso, no conteúdo de hoje nós vamos falar um pouquinho mais sobre o dia do hospital. Vamos lá? 

Dia do hospital no Brasil

Em 1961, o presidente Jânio Quadros terminou por decreto que o Dia do Hospital no Brasil fosse celebrado em 2 de julho. A data foi escolhida como uma forma de prestar referência ao dia de inauguração da Santa Casa de Misericórdia de Santos, também no dia 2 de julho do ano de 1945, realização do presidente Getúlio Vargas. 

Entretanto, o primeiro hospital no Brasil é datado em 1545, criado por Braz Cubas na região onde hoje fica a cidade de Santos. De acordo com alguns documentos, a data de inauguração do hospital foi primeiro de janeiro, também conhecida como dia de todos os santos, o que posteriormente serviu para dar nome à cidade de Santos, que se chamava povoado de Enguaguaçu. 

Além de prestar referência à história dos hospitais no país, o Dia do Hospital no Brasil também é uma forma de homenagear todos os profissionais de saúde que atuam diariamente dentro das instituições, com o único objetivo de salvar vidas. São eles: 

  • Médicos 
  • Enfermeiros 
  • Radiologistas 
  • Terapeutas
  • Psicólogos 
  • Fisioterapeutas 
  • Nutricionistas 
  • Secretárias
  • Cozinheiras
  • Seguranças
  • Faxineiras 

Cada profissional em sua atuação está compelido a cumprir com a Constituição Federal, que diz “a saúde é direito de todos e dever do Estado”. 

Os hospitais Brasileiros

Um estudo realizado pela Federação Brasileira de Hospitais e Confederação Nacional de Saúde apontou o panorama geral dos hospitais do Brasil. Entre os anos de 2010 e 2019, o número total de hospitais no Brasil sofreu um pequeno decréscimo, indo de 6.907 para 6.702 hospitais em todo o território nacional.

Desses números, no mês de janeiro de 2019 eram 4.267 hospitais privados, a maior parte distribuída na região Sudeste (1.786 hospitais), seguida pela região Nordeste (938 hospitais) e pela região Sul (846 hospitais). Entre 2010 e 2019, por um lado, houve a redução de 560 hospitais privados (ou -11,6%), enquanto houve o aumento de 355 hospitais públicos (ou +17,1%).

O número total de leitos também caiu, passando de 435.793 para 410.225. Desses números, em 2010, a densidade de leitos no Brasil era estimada em 2,23 leitos por 1.000 habitantes, enquanto em 2019 a estimativa é de 1,95 leito por 1.000 habitantes.

Clique aqui para conferir o estudo completo.

Fica aqui a nossa homenagem a todos os profissionais atuantes nesse segmento essencial para o bem estar da nossa sociedade. Continue acompanhando o blog da MedWorld para mais dicas, curiosidades e notícias do universo hospitalar. 

 

compartilhe
Tags: , , , .