Cuidados com a saúde das crianças

Neste mês das crianças, confira alguns cuidados essenciais para garantir a saúde dos seus filhos.

No Brasil, tradicionalmente, o mês de outubro é dedicado às crianças. A infância é uma das fases mais intensas da nossa vida, mas também é quando estamos mais vulneráveis aos perigos do mundo que nos cerca. Por isso, é altamente recomendável que a criança possa contar com a proteção dos pais que podem – e devem – tomar alguns cuidados para garantir que seus filhos cresçam e se desenvolvam saudáveis e felizes. Confira algumas dicas:

Imagem: Shutterstock

Imagem: Shutterstock

Alimentação

Sabemos que é difícil, mas as frutas, legumes, verduras e carboidratos precisam ser presença constante no prato dos pequenos pois estes alimentos são ricos nos nutrientes que toda a criança precisa para se desenvolver de maneira saudável. Os doces, refrigerantes, fast foods e frituras fazem mal ao organismo delas e ainda as deixam suscetíveis à problemas de saúde como a obesidade.

Saúde Bucal

Procure tornar hábito nas crianças a preocupação de escovar os dentes após todas as refeições. Crianças que comem muitos doces estão mais vulneráveis a desenvolver cáries e outros problemas dentários. Os hábitos de saúde bucal, aliás, é um exemplo que vem dos adultos.

Quedas

As crianças adoram correr, pular, subir em árvores, muros, etc. Mas essas brincadeiras nem sempre acabam bem, infelizmente. No caso de quedas, o procedimento a ser tomado vai depender da altura que a criança caiu. Se a altura for superior à de 1,5 metros, leve a criança ao hospital mesmo que, aparentemente, não tenha acontecido nada grave. Agora, se um bebê cair, o recomendado é leva-lo ao hospital, independente da altura.

Locais Perigosos

Além dessas dicas, os pais também devem ficar sempre alertas com lugares e situações potencialmente perigosas. Evite guardar produtos de limpezas em locais onde as crianças têm fácil acesso. Os líquidos coloridos podem chamar a atenção. Vede tomadas com tampas especiais. Não deixe cabos de panelas que estejam no fogão viradas para fora. Em ruas ou locais movimentados mantenha a criança sempre muito perto de você.

Estas são apenas algumas dicas básicas para garantir que as crianças se desenvolvam com mais saúde e segurança. O mais importante, porém, é que você participe da vida dos seus filhos, dando o carinho e atenção que eles tanto merecem.

Continue acompanhando o nosso Blog para ficar por dentro de outras dicas como esta, além de poder conferir sempre informações pertinentes para garantir mais saúde e bem-estar para você e toda a família.

compartilhe
Tags: , .