Conheça a musicoterapia

A musicoterapia é uma técnica com diversas execuções que fazem o uso de melodia, instrumentos e composições musicais no tratamento de pacientes. Ela tem objetivo de promover a comunicação, expressão, relacionamento, bem estar e reabilitação a fim de colaborar com o estado e qualidade de vida das pessoas envolvidas. É um tratamento mais intimista e que apresenta resultados muito significativos. Listamos alguns dos principais benefícios da musicoterapia para você conhecê-la melhor.

Foto: reprodução

Foto: reprodução

Alívio de dores

O uso das melodias e harmonizações musicais auxilia para o relaxamento do cérebro e do restante do corpo, o que ajuda bastante a reduzir o estresse dos pacientes para garantir uma recuperação mais eficiente. Esse relaxamento também favorece a diminuição da ansiedade, aumento do aprendizado porque promove maior concentração e raciocínio, e contribui para a diminuição de dores corporais e de cabeça.

Expressão e comunicação

Muitas sessões de musicoterapia – dependendo do caso a ser analisado pelo profissional responsável – podem ser realizadas em grupo, com vários pacientes sendo tratados em conjunto. Essa reunião de pessoas e músicas potencializa as relações entre os envolvidos, melhorando a expressão delas através da música e também da comunicação com o mundo exterior – uma ótima maneira para pacientes com traumas ou dificuldades sociais, por exemplo.

Promove o bem estar

De maneira sucinta, a musicoterapia é essencial para o bem estar do paciente, que, pelo tratamento, consegue controlar melhor o estresse e ter maior disposição mental e física para, inclusive, recuperar-se melhor. Por fim, o bom humor é extremamente estimulado.

Utilizar terapias e tratamentos alternativos que envolvam o bem estar dos pacientes é uma maneira muito eficiente de humanizar os processos entre pessoas em um hospital, trazendo mais alegria e qualidade de vida para todos que convivem nesses ambientes. A musicoterapia é um ótimo exemplo para alcançar esse objetivo.

 

Fontes: Tua Saúde, BioSom.

 

 

 

compartilhe
Tags: , , , , , , , , .