Bons motivos para consumir as frutas oleaginosas

Mais conhecidas como castanhas, nozes e amêndoas, as frutas oleaginosas são alimentos ricos em tipos de óleos que fazem muito bem para o nosso organismo. Elas são perfeitas para refeições rápidas, pois são práticas para armazenar, transportar e consumir. Vamos mostrar agora benefícios de algumas oleaginosas mais comuns para mostrar como é bom inseri-las no cardápio.

 

Foto: reprodução/shutterstock

Foto: reprodução/shutterstockoleaginosas

 

Castanha-Do-Pará

A castanha-do-pará é típica do Brasil e derivada de uma árvore comum na floresta amazônica. Seu sabor agradável é um dos principais atrativos dessa castanha, mas ela também se destaca pelos seus benefícios à saúde e composição nutricional. Ela ajuda a preservar a saúde cardiovascular, perder gordura corporal e também previne contra o câncer.

 

Castanha De Caju

Ela é outra fruta oleaginosa considerada um dos ícones dos brasileiros, e não é em vão, pois é muito gostosa e também muito benéfica para o organismo – contribui no aumento do colesterol considerado bom, o HDL, na diminuição do colesterol considerado ruim, o LDL, e no fortalecimento das imunidades e ossos porque é rica em zinco e magnésio. Ah, e uma curiosidade: a castanha de caju não é a semente do cajuzeiro, mas sim o fruto da árvore. Engraçado, não?

 

Amêndoa

A amêndoa também é muito consumida por aqui e, claro, tem diversos benefícios bacanas para a saúde – é antioxidante, tonificante e nutritiva. Ela ajuda na perda de peso, no fortalecimento do sistema nervoso e melhora as condições do coração. Possui ainda proteínas, fósforo, vitamina E e ácido fólico.

 

As frutas oleaginosas também são fáceis de serem incluídas em receitas, como bolos e pães integrais, mix de cereais ou frutas secas, e são ótimas companheiras de frutas comuns – dão um toque mais crocante para elas. Agora você já tem motivos o suficiente para incluí-las na dieta e consumi-las com mais frequência.

 

Fontes: Beleza Saúde, Mundo Boa Forma, Minha Vida.

compartilhe
Tags: , , , , .