Benefícios dos carboidratos: entenda porque devemos comer

Você bem provavelmente já ouviu falar sobre como os carboidratos fazem mal à saúde e não são tão indicados para o consumo, mas existe um grande engano nessa história toda: como a grande maioria dos alimentos, os ricos em carboidratos não devem ser excluídos totalmente da dieta, mas sim consumidos em quantidades saudáveis, pois eles também exercem funções importantes para o nosso organismo, como esses benefícios dos carboidratos que vamos mostrar a seguir.

 

Foto: reprodução

Foto: reprodução

 

Previne doenças

As pessoas normalmente costumam a pensar que esse tipo de ação do consumo moderado de carboidratos sobre o organismo tem o efeito contrário, mas é outra noção bem errada, já que alimentos como os cereais integrais, aveia e verduras ricas nesse componente são capazes de eliminar o colesterol ruim do organismo, prevenindo doenças relacionadas ao coração.

Fonte de energia

Os dos principais benefícios dos carboidratos pro organismo é fornecer energia para que ele consiga funcionar bem – por isso é tão importante consumi-lo logo pela manhã. É o carboidrato que permite que se consiga ter força para realizar atividades comuns do dia a dia, desde andar até praticar exercícios físicos.

Bom para o cérebro

Os carboidratos também ajudam no bom funcionamento do sistema nervoso, já que sua ausência no organismo pode causar mal-estar e também enxaquecas, tremores pelo corpo e fraqueza nos músculos. Além disso, os benefícios do carboidrato também incluem uma atuação sobre o bom humor e bem-estar do indivíduo que o consome de forma controlada.

Agora você já sabe: podemos e devemos consumir carboidratos porque eles influenciam no equilíbrio da saúde do organismo – o problema está no exagero. E, por precaução, você pode optar por fontes mais saudáveis de carboidratos, como massas e pães integrais, cereais, arroz integral e outros.

 

Fontes: GNT, Saúde na Comida, Minha Vida.

compartilhe
Tags: , , , .