Alimentos que ajudam a combater o colesterol alto

Combater o colesterol alto não é algo que deve ser comentado apenas dentro do consultório médico. O problema é estritamente relacionado à alimentação, e é inclusive um dos alvos do mais recente programa do Ministério da Saúde que visa uma melhor rotina alimentar para a população.

Quando combinada com uma prática regular de exercícios, uma boa rotina alimentar pode manter o colesterol bom (HDL) e ruim (LDL) em equilíbrio.

Sabendo que esse é um problema que afeta muitas pessoas, trazemos aqui algumas dicas de alimentos que ajudam a controlar o colesterol, mantendo-o equilibrado. Você vai ver que não é necessário abdicar de pratos que você ama para se manter saudável.

alimentos para combater o colesterol alto - medworld

  • Peixes ricos em ômega 3: atum, arenque, salmão e sardinha são peixes com quantidades boas de ômega 3, uma gordura insaturada conhecida por aumentar o colesterol bom, diminuir o ruim, melhorar a fluidez do sangue e reduzir a formação de coágulos.
  • Aveia: ajuda a combater o colesterol total, lipídios, triglicerídeos e aumenta significativamente o colesterol bom. Invista nela!
  • Chocolate amargo: viu só como não precisa deixar de comer coisas boas? O chocolate amargo é rico em flavanoides, composto encontrado nas plantas (nesse caso, o cacau) que consegue reduzir o colesterol ruim.
  • Azeite de oliva: o ácido oleico é a substância do azeite que o faz ser famoso por ajudar a luta contra doenças cardiovasculares e regular as taxas de colesterol.
  • Laranja: na famosa fruta cítrica também encontramos os flavanoides, que atuam contra o colesterol LDL.
  • Vinho: quando consumida moderadamente, a bebida ajuda a controlar o colesterol. Com uma ou duas taças por dia, os antioxidantes flavanoides da bebida são capazes de aumentar o colesterol bom significativamente.
  • Linhaça e chia: ambas são duas sementes riquíssimas em ômega 3, gordura boa que previne doenças cardiovasculares, evita coágulos, e ajuda a combater o colesterol como um todo.
  • Oleaginosas: as nozes e castanhas já são conhecidas por seus antioxidantes que combatem o envelhecimento celular. A arginina, substâncias que as oleaginosas possuem de sobra, é uma importante vasodilatadora que reduz os riscos de doenças de coração – inclusive as causadas pelo colesterol alto.

Em suma, esses são alguns dos alimentos que ajudam a combater o colesterol ruim e contribuem para uma vida melhor e mais saudável.

Para mais dicas e notícias importantes sobre o mundo da saúde, continue acompanhando o blog da Medworld! Nosso trabalho é ajudar você em todos os âmbitos possíveis!

Com informações de Minha Vida.

 

compartilhe
Tags: , , .