4 Dicas para cuidar da saúde do seu coração

Segundo dados do ministério da saúde, as doenças cardiovasculares, aquelas que afetam o coração e os vasos sanguíneos, são responsáveis por quase 30% das mortes no Brasil. Nessa categoria entram infartos, AVCs, arritimias, isquemia, que é a falta diminuição de circulação em determinada parte do corpo e angina, que é dor no peito.

dica-coracao-saudavel-medworld

Foto: reprodução/ Dicas Sobre Saúde

Dados também apontam que homens constituem 60% dos pacientes que sofrem de doenças cardiovasculares e que a principal causa dos mesmos é o acúmulo de gordura dentro dos vasos, obstruindo-os. Esse problema, chamado aterosclerose, é causado principalmente por maus hábitos. Por isso reunimos algumas dicas para você adaptar seus hábitos e prevenir possíveis complicações futuras.

Chega de preguiça!

Exercício físico é fundamental para a manutenção da saúde do coração. Caminhada, corrida, natação, ciclismo… o importante é não ficar parado. Especialistas também recomendam realizar mais de um tipo de atividade, além de variar o treino ocasionalmente.

Cigarro, tchau, tchau!

Estudos afirmam que um homem fumante tem uma chance 500% maior de ter um infarto do que um homem não fumante. Isso acontece porque o tabaco aumenta a adesão das placas de gordura às paredes dos vasos sanguíneos.

Atenção no prato.

Comer comidas saudáveis, com baixo teor de sódio, de açúcar e gordura, contribui muito para a saúde do coração. O sódio pode causar hipertensão, que é um fator que contribui muito para doenças cardíacas, e a gordura cria placas que obstruem a passagem do sangue por dentro dos vasos.

Não fuja do médico.

Na prevenção, a observação é importantíssima. Visitar regulares ao médico, para vigiar os níveis de colesterol, triglicerídeos, pressão arterial e controle de peso são essenciais. Dessa forma, situações de risco são identificadas precocemente, ajudando no tratamento.

Fontes: Portal Brasil, Einstein, Coração Alerta

compartilhe
Tags: , , .